Variáveis a serem consideradas na compra de uma caldeira (comprando uma caldeira)

14/08/2018
vmo-2f-3-min-1280x850.jpg

 

Os fatores a serem analisados na compra de uma caldeira são vários, iremos aqui citar alguns como vazão de vapor, pressão de trabalho, combustível, espaço disponível de instalação…

A capacidade da caldeira ou vazão de vapor é a quantidade de vapor por unidade de tempo, ex. KG de vapor por hora, essa quantidade deve ser especificada de acordo com as necessidades do projeto atual mais também importante também avaliar expansões no processo, para que a caldeira não precise ser substituída em curto prazo.

Pressão de trabalho – Refere-se a pressão na qual será mantido o vapor no vaso de pressão da caldeira e enviada para o processo. É importante avaliar as perdas de pressão até a chegada no equipamento usuário.

Combustível – O combustível é uma variável importante na seleção de uma caldeira, e impacta diretamente como variável principal no custo de operação ao longo dos anos, essa seleção de combustível deve além de avaliar o custo, deve também avaliar a disponibilidade do mesmo ao longo dos anos, bem como o espaço para armazenagem no caso de biocombustíveis, (lenha, cavaco…), nos dias atuais existem caldeiras que queimam diversos combustíveis, algumas vezes simultaneamente.

Segurança – A segurança é fator preponderante na seleção de uma caldeira, visto que acidentes acontecem, e no caso de caldeiras estes são de grande dimensão, com perda de vidas e patrimônio, uma forma de assegurar uma caldeira segura é buscar um fabricante certificado ASME, somente isso garantirá que sua caldeira será fabricada dentro da norma, com materiais certificados e mão de obra qualificada, isso garantido pela certificação ASME, alguns fabricantes colocam a condição conforme ASME, isso não garante a qualidade e segurança, e na maioria das vezes esse conforme não ocorre, somente existe a fabricação conforme ASME em uma empresa certificada ASME.

REDES SOCIAIS

Steammaster

Conecte-se conosco também pelas redes sociais.